Partes da caixa - Réplicas moldadas

ID: 157960
Partes da caixa - Réplicas moldadas 
03.Feb.08 18:51
0

Mario Coelho (P)
Artículos: 454
Agradecimientos totales: 10
Mario Coelho

 Caros amigos dos Radios, de idioma Hispano-Português ,

Muitas vezes em Portugal-Lisboa  temos alguns rádios  para restaurar mas  não temos componentes para substituição. Foi por essa razão que uma equipa Portuguesa composta por José Costa, Júlio Branco e eu próprio, tentou fabricar alguns componentes.

Por certo que não nos atrevemos a fabricar vávulas electrónicas, tais como se pode ver em video no Forum do Leonardo Mareddu. Nós tentámos apenas fazer réplicas de alguns dos componentes mais fáceis,tais como botões e outros materiais.

Penso que nós tivémos algum sucesso com os botões transparentes da Philips.

Encorajados  por estes bons resultados, fomos em frente e tentámos fazer uma réplica de  uma tampa traseira do Pilot 203. Mas que empreitada! 

( Pilot 203 http://www.radiomuseum.org/r/pilot_203_2.html )

Esta é uma peça muito grande (237x320mm), assim as dificuldades aumentaram muito ao longo de todo o processo .

DUPLO MOLDE  EM BORRACHA DE SILICONE

RÉPLICA DA TAMPA (Partes exterior e interior)

Posteriormente tiveram de ser feitos  retoques, porque algumas bolhas teimavam em aparecer. Uma câmara de vácuo seria a solução, mas teria de ser  uma muito grande.

Também os materiais para a moldagem não se encontram fácilmente. Nós usámos resinas e um catalizador sem qualquer referência comercial.

Algum de vocês já tentou moldar materiais em plástico? Conhecem alguma Marca aqui na Europa ou onde estes materiais estão à venda?

Agradeço antecipadamente qualquer informação sobre este assunto.

Melhores cumprimentos

Mario Coelho

 

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 2
Marca na Europa onde estes materiais estão à venda? 
28.Mar.08 16:46

Júlio Branco (P)
Artículos: 201
Agradecimientos totales: 8
Júlio Branco

Amigo Mário,

Ao fim de este tempo todo desde que publicou este nosso feito, e diga-se, com grande sucesso, modéstia à parte, ninguém mais comentou, quer positivamente quer negativamente, no idioma Português/Espanhol, não sei o que este silêncio da parte dos estimados colegas e membros deste site quer dizer. Mas nós, amigos do velho rádio não desistimos com facilidade, continuando com a nossa investigação para melhorarmos o trabalho para podermos continuar a divulga-lo, fomentando assim o interesse pela recuperação do rádio evitando que estes caiam nas lixeiras.

Não me compete dar os parabéns, por este magnifico trabalho que estamos empenhados, em que o meu amigo e o José foram os obreiros desta iniciativa, aparecendo eu mais tarde, contudo não quero deixar, pela parte que me toca, em os felicitar com o objectivo em os incentivar, e dizer que podem continuar a contar com a minha colaboração para este magnífico trabalho de investigação.

Proponho aqui que publique o outro trabalho na feitura de réplicas de botões já finalizados e concluídos no que respeita à escolha de material na relação qualidade/preço.

Brevemente também irei publicar um trabalho de “como restaurei um gabinete em baquelite” partido e com falta de material.

 

Cordialmente

Júlio Branco

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 3
Resina Epoxy EC141 
29.Mar.08 23:34

Carlos Alves (P)
Artículos: 171
Agradecimientos totales: 8

Olá Amigo Júlio,
Quando li este tópico, contactei o Mário e contei-lhe a minha experiencia sobre os botões transparentes e a dificuldade da cura da resina.
Desde já, as minhas desculpas, pois deveria o ter feito por aqui e assim partilhar essa informação com mais pessoas.
Esse contacto "acordou" o assunto que estava um pouco "adormecido", por um lado por não ter tido sucesso com a resina transparente comprada, em Portugal e por outro porque os meus botões ainda não estão a ser necessários ( o radio ainda está para restaurar).
Esse "acordar" levou-me a pesquisar a WEB e encontrei em Espanha (Valência) uma empresa que tem uma resina adequada   ( dizem eles )para esses botões transparentes, que é a Resina Epoxy EC141.
Neste momento estou a tentar que alguém ma compre, pois eles não enviam para Portugal.

Quando tiver mais notícias ( e experiências), prometo que informo AQUI.

Cumprimentos

Carlos Alves

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 4
Botões do Simplex W all wave 
14.May.08 22:27

Mario Coelho (P)
Artículos: 454
Agradecimientos totales: 9
Mario Coelho

 

Estimado Carlos Alves,

Sobre as réplicas do botão do Simplex W all wave, posso  dizer-lhe que o sistema de moldação foi o mesmo que utilizei nos outros botões já  divulgados.

O molde foi feito em silicone fornecido por Dinis dos Santos, mas sem referência conhecida.

(situação já falada anteriormente). Também podeser feito noutro tipo de silicone, desde que  compatível com as resinas a utilizar.

A resina que usei nos botões é da marca Ebalta e tem como referência: SG130.

O endurecedor PUR11 é também da mesma marca.

Depois da mistura dos dois componentes introduzi um corante castanho, próprio para este material.

Para colocar o parafuso de aperto ao eixo, leva um casquilho de metal que neste caso foi introduzido no botão já depois de moldado. Este é furado, conjuntamente com o botão, com broca de 3,25mm. Abre-se seguidamente  a rosca de 4mm e enrosca-se um pequeno  parafuso de fenda sem cabeça. 

Espero ter respondido à sua questão. Senão, fico ao seu dispôr para mais  esclarecimentos

Cumprimentos

Mário Coelho

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 5
Resinas para botões 
14.May.08 23:05

Carlos Alves (P)
Artículos: 171
Agradecimientos totales: 14

Olá Mário,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Gostaria de saber, se possivél, se existem em Portugal fornecedores
desses materiais (resinas , endurecedor e corantes) e onde, pois também
gostaria de fazer algumas experiências neste campo.

Cumprimenta
Carlos Alves

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 6
Fornecedores nacionais 
15.May.08 00:58

Mario Coelho (P)
Artículos: 454
Agradecimientos totales: 10
Mario Coelho

Carlos,

O Dinis dos Santos tem sede em Coina, na Margem Sul do Tejo e tem um distribuidor na R. da Madalena em Lisboa.

A resina e o endurecedor são de um fornecedor do Porto, mas  foi o José Duarte que o descobriu e é ele que tem estabelecido contactos com este fornecedor. O corante também foi o José Duarte que adquiriu. Tem sido ele que tem feito esta pesquisa e com muito êxito.

Ele está de parabéns  pois sem estes materiais ainda estaríamos a estragar moldes e resinas sem resultados nenhuns. :-).

No entanto ainda  nos falta descobrir a resina ideal para os botões transparentes.

O Carlos disse que quando tivesse notícias do EC141 nos dizia alguma coisa.

Já teve notícias? Tenho estado a aguardar.

Cumprimentos

Mário

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 7
 
15.May.08 06:27

Hernani Capela (P)
Artículos: 60
Agradecimientos totales: 9
Hernani Capela

Caros amigos dos Rádios,

Não quero remeter-me ao silêncio sobre este assunto e perante tão grande passos dados pelos nossos estimados conterrâneos, deixo aqui o meu contributo que espero válido.

Adquiri recentemente no Ebay um gerador de RF o HP8640B que depois de uma atribulada viagem de Inglaterra para Portugal,  chegou um pouco mal tratado,  entre os diversos problemas um deles era uma roda dentada que tinha desaparecido, mecanismo da modulação em FM.

Decidi fazer uma replica de uma outra existente, já que peça para este aparelho só dos EUA ou de um outro usado com preço de um novo, com o conhecimento da existência de uns conterrâneos que faziam replicas de botões entre eles estavam o Mário Coelho e  Jose Duarte (Bem Hajam) o Mário passou-me o contacto dos produtos para moldes na rua da Madalena, fiz-me á estrada e resultou nisto :

Este é o HP8640B mal tratado

Este é o maquinismo avariado já no exterior do maquinão em que tinha uma roda dentada (assinalada na foto)  em plástico estalado/partida  que serviu de matriz, envolve um centro de latão que roda num veio de aço num sistema diferencial.

Os núcleos de latão são recartilhados não permitindo o encaixe nos plásticos por simples pressão.

A roda dentada estalada/partida  foi retirada do núcleo de latão em duas partes, e colada com cinolite e depois restaurada, esta serviu de matriz para o molde em borracha liquida, a matriz foi suspensa num copo e a borracha liquida vertida no copo que depois foi á câmara de vácuo.

As quantidades da base borracha de liquida e o activador  e mais tarde da resina cristal e o seu activador foram bem doseadas (2% e 5%  conforme os casos ) com seringas pois os pesos no meu caso eram da ordem de poucas gramas, é preciso medir bem as quantidades, para não faltar nem desperdiçar muito material,  mais vale  pecar por excesso mas não muito.  O tempo de activação é de mais de um dia para a borracha liquida, o espanto é o rigor dos moldes depois de solidificados, a desmoldagem é simpática a borracha despega bem.

Nesses moldes verti mais tarde a resina cristal para obter as peças finais.

As peças obetidas B e C,

A peça A é a roda dentada colada e que serviu de matriz em que foi inserida a quente o núcleo de latão (processo delicado feito com controle de temperatura do ferro de soldar)

A peça B foi a primeira tentativa de ensaio, é possível dar cor á resina mas para isso utilizar os pigmentos próprios vendidos na rua da Madalena, outras tintas não ligam á resina e ficam como sopa mal passada o no meu caso as tintas acabaram por assentar no fundo. A resina demora muito (horas) a activar (solidificar), mesmo seca fica pegajosa ao tacto as impressões digitas ficam lá, é rija mas quebradiça.

A peça C a final, foi a mais elaborada pois tive que produzir dois buracos em diagonal para poder apertar 2 parafuso sextavados interiores no nucleo de latão estes quase micrométricos ainda por cima em polegadas (quem souber destas chaves 3/64" e 4/64" agradeço ), como não bastasse a peça de latão tinha de estar alinhada com furos, coisa de paciência. Verter a resina é neste caso foi um processo do tipo fundição pois na primeira tentativa obtive bolhas de ar que anulavam os dentes da roda, inviabilizando assim o seu funcionamento prático, foi com recurso á câmara de vácuo e trabalho de ourives que fiz com que não existisse mais as ditas bolhas de ar na peça.

Por fim a montagem final

Em que D é a peça colada e original e na E a replica modificada.

Aqui em grande plano

Bem depois disto e de outras intervenções o HP8640B já canta e bem alto e em diversos tons!!

Fica aqui a minha experiência com os moldes , concordo com o Mário Coelho existe pouca informação sobre este produto,  como por exemplo alterar os tempos reacção e como alterar a textura do mesmo

Na Internet encontrei sites em que vendem produtos próprios para moldes e um mesmo com pequenos vídeos de como o fazer, ainda cheguei a contacta-los mas eles queriam vender em quantidade, ás caixas.

Para terminar, já depois disto tentei fazer uma replica para o mesmo aparelho de um botão HP em falta e as coisas complicaram por falta do núcleo de latão com dois furos  em diagonal e com veio muito fino, e como o restauro neste aparelho não é para já o objectivo mas sim funcionamento optei por utilizar um outro botão de aspecto diferente. 

Um Muito Bem Haja a Todos

Hernâni Capela

 

 

 

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 8
Resina EC141 
15.May.08 15:02

Carlos Alves (P)
Artículos: 171
Agradecimientos totales: 14

Olá a Todos,

Mário, obrigado pelas informações. Vou tentar entrar em contacto com o amigo José Duarte para saber os contactos do fornecedor do Porto, pois fica relativamente perto de Aveiro e tenho facilidade de lá ir.

Quanto á resina EC141, ainda não a tenho,  pois o  meu amigo já foi a Valência, mas   esqueceu-se do meu pedido e agora só no fim deste mês ou no inicio do próximo é que volta lá.

Prometo que assim que a tiver o informo e até lhe envio alguma quantidade para experimentar, já que vai mais "adiantado" do que eu nestas experiências.

Amigo Hernâni, este seu trabalho está muito bom.

Tudo isto prova que quando queremos, e temos os meios adequados, conseguimos fazer "milagres".

Também já fiz "coisas" que nunca julguei que era capaz de as fazer.

Acho que o RM deveria ter uma secção onde se poderia colocar os projectos de restauro, para servir de exemplo para todos, de modo a incentivar aqueles que tem muita relutância em abarcar os projectos mais dificeis.

 

Cumprimenta

Carlos Alves

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 9
Réplicas moldadas Resina SG130/Pur11 
15.May.08 23:29

Jose Duarte Costa (P)
Artículos: 72
Agradecimientos totales: 7
Jose Duarte  Costa

 Caros colecionadores

Vou mostrar algumas replicas de botões feitas com resina

 

Anexos:
  • 1 (48 KB)

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 10
Parabéns  
20.May.08 02:13

Mario Coelho (P)
Artículos: 454
Agradecimientos totales: 14
Mario Coelho

José Duarte e Hernâni,

Parabéns pelo excelente trabalho que realizaram neste campo da moldagem de resinas.

Hernâni,

transcrevo aqui as palavras que lhe dirigi em 29 de Março p.p. quando me deu a conhecer por e-mail que tinha feito uma réplica de uma roda dentada.

Parabéns .Foi um trabalho perfeito logo à primeira. A roda dentada parece-me excelente e pelos vistos funciona correctamente.

Agora quero cumprimentá-lo também pela descrição pormenorizada que fez de todo esse trabalho que espelha ainda melhor todas as dificuldades que enfrentou e que superou com êxito.

Cumprimentos

Mário Coelho



Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 11
Os Artífices dos Botões  
27.May.08 23:46

Hernani Capela (P)
Artículos: 60
Agradecimientos totales: 8
Hernani Capela

Aos Amigos artífices dos botões

 

Parabéns pelo Vosso trabalho exemplar.

A Vossa iniciativa é prova de que a necessidade aguça o engenho e quando um Homem quer e com a sorte de Deus a Obra nasce.

Porque o nosso mercado ( Portugal ) é pequeno na generalidade e muito mais na área das tecnologias, as coisas não existem ao virar da esquina e por vezes temos que inventar, improvisar e fazer ou  … importar.

 

Mas parece que não são os únicos a fazer botões,  pois vi uns semelhante expostos na Radiolux  213469327, serão os vossos!

 

Muito Bem Haja a Todos

 

Hernâni Capela

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 12
Compra de Resina en Valencia 
29.May.08 23:09

Francisco Gallego (E)
Artículos: 43
Agradecimientos totales: 10
Francisco Gallego

Carlos, soy un aficionado que no consulta demasiado la web, pero he visto el trabajo que habeis hecho los colegas de Portugal y he quedado impresionado. Felicidades. En tu nota he entendido que la resina que buscas la venden en Valencia pero no envían a Portugal. Puedes darme los datos, yo la pediré desde Madrid y me encargaré de mandartela. Espero que sirva de algo mi contribución.

Saludos

Francisco Gallego

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 13
Compra de Resina 
29.May.08 23:59

Carlos Alves (P)
Artículos: 171
Agradecimientos totales: 11

Hola Francisco,
Muchas gracias por tu contribución, mas mi amigo ya la comprou e me entrega em la proxima semana.
Más una vez, obrigado

Saludos

Carlos Alves

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 14
Que tal a EC141? 
27.Jun.08 19:53

Mario Coelho (P)
Artículos: 454
Agradecimientos totales: 9
Mario Coelho

Carlos

Já recebeu a resina EC141?

Que tal os resultados? É melhor que a anterior?

Creio que muitos dos intervinientes neste espaço estão interessados em saber, só que talvez ainda não se lembraram de perguntar.

Cumprimentos

Mário Coelho

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.