Terminologia de circuitos eléctricos

ID: 163972
Terminologia de circuitos eléctricos 
13.May.08 00:31
0

Mario Coelho (P)
Artículos: 451
Agradecimientos totales: 19
Mario Coelho

Estimados amigos,

Por vezes temos alguma dificuldade em aplicar o termo certo para designar determinado elemento de um circuito.

O recurso ao idioma inglês pode ser uma alternativa.

Mas no forum Espanhol/Português queremos usar  também aqueles termos nacionais que nos são mais familiares. Só que parecem existir várias designações para o mesmo componente.

Exemplo:

Tive recentemente de utilizar um termo "transformador de Push-pull" para designar um transformador que faz parte de um circuito em Push-pull. Não referi que era o transformador de entrada  mas juntei o pormenor  do esquema com o referido transformador devidamente assinalado. Mas estará correcto o termo?

Embora isto seja do conhecimento de todos os amigos, perdoem-me mas  vou repetir:

Nos  circuitos chamados  "Push-pull" ou Amplificadores Simétricos, existem dois transformadores:

Um deles ( o primeiro)  transfere o sinal de BF do ânodo da pré-amplificadora para a 1ª grelha das  válvulas amplificadoras de saída. Daí ser muitas vezes chamado de  "driver".

O segundo transformador é vulgarmente chamado de "out-put" ou de saída. Este transfere  o sinal de BF dos ânodos das válvulas de saída para a bobina do cone do altifalante.

 

Recolhi alguma informação sobre o assunto e de um dicionário técnico Inglês-Português  retirei este extracto:

Um circuito vem confirmar estas definições .

Também tem sido utilizado o termo "transformador de acoplamento" para designar o primeiro transformador (transformador de entrada).

Este termo "transformador de acoplamento" é comum a muitos outros transformadores, não é exclusivo de um transformador de entrada de um circuito amplificador em Push-pull (Amplificador simétrico).

 Conclusão:

Creio que na falta de uniformização dos termos em espanhol/português, seria importante, no mínimo,  utilizarmos  termos que não deixassem dúvidas de que componente estamos a falar.

Estão de acordo?

Saudações cordiais

Mário Coelho

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 2
 
16.May.08 04:08

Mario Bermejo (RA)
Artículos: 237
Agradecimientos totales: 20
Mario Bermejo

Hola Mario:

Yo creo que la idea es muy buena idea pero no debemos olvidar que mucha gente viene aqui buscando ayuda, de tal modo nos veremos en la obligacion de, no solo uniformar la terminología sino también indicar a todos los recién llegados que lean nuestro "glosario" para poder entender correctamente los mensajes.

Mario

 

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 3
Terminologia de circuitos eléctricos 
16.May.08 11:26

Hernani Capela (P)
Artículos: 61
Agradecimientos totales: 12
Hernani Capela

Estimados  amigos,

 

No seguimento do exposto pelo Mário

 

Ocorre-me algumas noções

 

O termo push-pull é um termo utilizado para definir um tipo de circuito eléctrico e em falta de termo correspondente em Português utiliza-se este Inglesismo.

O termo de entrada ou de saída define a sua posição referente a um determinado circuito.

O termo transformador, o seu próprio nome indica que a sua função é transformar, é uma maquina passiva (não têm peças em movimento como o gerador/alternador - motor) recebe um tipo de energia entenda-se tensão versos corrente e fornece um outro, por isso também têm a função de acoplamento ou seja adaptação de impedâncias e seu tipo balanceado ou não, simétrico ou assimétrico,

Também pode ter simultaneamente a função de isolamento caso dos transformadores 230/230V ou na saída de áudio nos amplificadores a válvulas, podemos tocar nos fios das colunas sem o perigosa tensão B+ das placas.

O termo de alta ou baixa têm a ver com as tensões em causa assim como a potência em causa

Ainda podemos ter em conta o termo frequência, e aí temos em consideração a sua construção, tipo de núcleo de ferrite ou ar ajustável ou não, o tipo de bobinagem em ninho de abelha, fio de cobre, fio de Litz etc.  (Bobines de FI).

 

Em jeito de conclusão o nome de um transformador tem haver com sua função a sua localização e a sua construção. Por isso estes atributos vão definir sempre seu nome em bom Português.

 

Muito Bem Hajam a Todos

 

Hernâni Capela

 

 

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.

 4
A minha teoria  
19.May.08 22:55

Júlio Branco (P)
Artículos: 205
Agradecimientos totales: 13
Júlio Branco

Caros amigos da Radio,

Concordo com o amigo Hernani, e vejamos porquê, na minha muito modesta opinião:

O "transformador de entrada" como lhe chama o Mário Coelho, não intervem directamente no circuito em "Push-pull". O que faz para que este circuito funcione em "Push-pull" é o transformador designado na giria da electrónia da época é o transformador de saída de audio, este sim, através do seu primário  faz trabalhar as válvulas, neste caso as 42 em "Push-pull".

A missão do "transformador de entrada", no meu entender, e "à Portuga" continua a ser transformador de acoplamento para este tipo de circuito. Foi o que aprendi na Escola Fonseca Benevites nos anos de curso de formação, em outros cursos de aperfeiçoamento e em cursos que mais tarde leccionei.

Outros circuitos há, em que o transformador de acoplamento, (como aprendi, neste tipo de circuito), é substituido por uma válvula, (tríodo), que se dá o nome de inversora, não só para amplificar o sinal de audio como também desfasar o sinal para que as válvulas em "Push-pull" possam desempenhar a sua função com o auxílio do primário do transformador de saida.

O mesmo acontece com circuitos semelhantes, em que as válvulas foram substituidas por transistores, e a filosofia é exactamente a mesma.

Estão de acordo comigo? ...Todas as ideias e refrescamentos são bem vindas, e força com mais sugestões, ou explicações, estamos sempre a aprender.

Com os meus cordiais cumprimentos,

Júlio Branco

Agradézcalo al autor si Vd. encontró ayuda con la respuesta.